Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Tutora: Ana Maria Di Santos
Cursista: Luciléia Martins dos Santos
Unidade 04
Atividade 01
Em parceria com a colega/professora Edineyde, trabalhamos de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de História e Geografia, numa turma de 8º ano. O tempo utilizado para implementação do assunto, foi de 06 aulas e os conteúdos abordados foram os seguintes: Proclamação da República - Participação política popular e O subdesenvolvimento também tem origens internas.
O período que antecedeu ao desenvolvimento das aulas, destinado ao planejamento, foi muito interessante e desafiador, visto que, além das pesquisas necessárias para o enriquecimento das aulas, vimo-nos instigadas a utilizar os recursos da TV Escola. Mediante este fato, fui buscar e assistir, repetidas vezes, o documentário em vídeo Nas trilhas do café, da TV Escola, disponível no kit DVD Escola. Posteriormente, busquei na internet a sinopse do vídeo, para conhecimento da ficha técnica e maior aprofundamento sobre o assunto.
O espaço de tempo reservado a efetivação das aulas, ocorreu de maneira dinâmica, prazerosa e enriquecedora. Inicialmente, perguntei aos alunos o que eles entendiam por participação política e registrei no quadro as idéias principais. Com base nesse primeiro apanhado, direcionei o olhar da classe para o período em que ocorreu a proclamação da República. Lancei a seguinte questão, em termos de participação popular, “O novo regime acena com mais ou menos oportunidades em relação a Monarquia?” e posteriormente, apresentamos a proposta de investigar se a promessa de maior participação popular, de fato, se concretizou, partindo de pesquisa, sendo esta, por meio da análise de documentos escritos da época. Estimulei os alunos a se reunirem em duplas para análise e discussão dos documentos, bem como resolução da questão apresentada. Veiculei, na sequência, o filme supracitado, onde os alunos registraram por escrito, os fatos principais ocorridos no mesmo, com o intuito de depois realizar a socialização. Para fortalecer a aprendizagem a turma foi dividida em quatro grupos, visando uma apresentação dinâmica do assunto, onde cada um desenvolveu o tema através de teatro, paródia, poesia e cartaz. O resultado foi divulgado no pátio da escola para toda a comunidade escolar. Por fim, convidamos a turma a refletir sobre o significado desse tema à luz dos dias de hoje, com a seguinte questão: “É possível dizer que os fatos e processos narrados são totalmente arcaicos ou permanecem atuais? Por quê?
Tutora: Ana Maria Di Santos
Cursista: Luciléia Martins dos Santos
Unidade 04
Atividade 01
Em parceria com a colega/professora Edineyde, trabalhamos de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de História e Geografia, numa turma de 8º ano. O tempo utilizado para implementação do assunto, foi de 06 aulas e os conteúdos abordados foram os seguintes: Proclamação da República - Participação política popular e O subdesenvolvimento também tem origens internas.
O período que antecedeu ao desenvolvimento das aulas, destinado ao planejamento, foi muito interessante e desafiador, visto que, além das pesquisas necessárias para o enriquecimento das aulas, vimo-nos instigadas a utilizar os recursos da TV Escola. Mediante este fato, fui buscar e assistir, repetidas vezes, o documentário em vídeo Nas trilhas do café, da TV Escola, disponível no kit DVD Escola. Posteriormente, busquei na internet a sinopse do vídeo, para conhecimento da ficha técnica e maior aprofundamento sobre o assunto.
O espaço de tempo reservado a efetivação das aulas, ocorreu de maneira dinâmica, prazerosa e enriquecedora. Inicialmente, perguntei aos alunos o que eles entendiam por participação política e registrei no quadro as idéias principais. Com base nesse primeiro apanhado, direcionei o olhar da classe para o período em que ocorreu a proclamação da República. Lancei a seguinte questão, em termos de participação popular, “O novo regime acena com mais ou menos oportunidades em relação a Monarquia?” e posteriormente, apresentamos a proposta de investigar se a promessa de maior participação popular, de fato, se concretizou, partindo de pesquisa, sendo esta, por meio da análise de documentos escritos da época. Estimulei os alunos a se reunirem em duplas para análise e discussão dos documentos, bem como resolução da questão apresentada. Veiculei, na sequência, o filme supracitado, onde os alunos registraram por escrito, os fatos principais ocorridos no mesmo, com o intuito de depois realizar a socialização. Para fortalecer a aprendizagem a turma foi dividida em quatro grupos, visando uma apresentação dinâmica do assunto, onde cada um desenvolveu o tema através de teatro, paródia, poesia e cartaz. O resultado foi divulgado no pátio da escola para toda a comunidade escolar. Por fim, convidamos a turma a refletir sobre o significado desse tema à luz dos dias de hoje, com a seguinte questão: “É possível dizer que os fatos e processos narrados são totalmente arcaicos ou permanecem atuais? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário