Os hipertextos não nasceram com a internet, porém se popularizaram com ela.
Um texto tradicional é uma obra que tipicamente deve ser lida começando-se pela primeira linha e seguindo de forma linear, uma frase após a outra, até a última. Tem-se em geral, a sensação de se estar lendo na ordem em que foi escrito pelo autor. Um hipertexto, ao contrário, não tem uma ordem preferencial para ser lido. Um bom exemplo de hipertexto são os dicionários e as enciclopédias. Em ambos, procuramos diretamente o verbete que nos interessa. E se, ao ler a definição do verbete, encontramos termos que nos são desconhecidos, vamos diretamente a eles.
Os documentos que vemos pela Internet (também chamados de web pages) são tipicamente hipertextos. Na grande maioria deles há diversos pontos que podem ser palavras ou imagens, sobre os quais podemos clicar com o mouse. Ao fazê-lo, uma nova página nos apresenta, uma imagem é mostrada, uma música tocada ou uma animação é iniciada. Assim, um hipertexto não precisa ser lido de forma linear como os textos e documentos tradicionais, uma vez que clicando num ponto que seja vinculado ou link, para outro documento saltamos e a leitura prossegue por essa nova via. A ordem de leitura depende da curiosidade momentânea do leitor.
Partindo desse pressuposto, considero os hipertextos uma faceta especial, visto que são uma forma inferencial de representar o conhecimento, são uma forma de representação mais próxima de como pensamos, construímos conhecimentos e significados, compreendemos as coisas que nos rodeiam, estabelecendo correlações. O hipertexto permite ainda que essas correlações (ou ao menos parte delas) sejam representadas de forma concreta e operacional.
Em meio digital (computadores), o hipertexto ganha interatividade: ao clicar sobre os links novos textos são apresentados na tela. Na Internet, os hipertextos podem ganhar uma dimensão planetária, pois cada um pode fazer conexões com quaisquer outras páginas da Internet. Cada autor de um hiperdocumento na Internet pode lançar mão do documento produzido por outros, colocando links no hipertexto que produz e agregando assim, à sua produção, trabalhos de terceiros.
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