segunda-feira, 31 de maio de 2010

REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS

REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS
Aula em Power Point
Revista Nova Escola

Após a leitura dos textos, combinei com os alunos uma troca diária de lugares por uma semana inteira, propondo ainda que, durante o intervalo, eles não permanecessem com os colegas habituais, ou seja, ficassem mais tempo com as pessoas de quem são menos próximas. Após a conclusão do prazo, organizei um grande círculo de carteiras e perguntei o que cada um descobriu durante a semana, bem como as dificuldades que enfrentou. Realizei uma espécie de assembléia com a turma - com direito a discussão de propostas e votação - acerca de medidas que deveriam ser tomadas para estreitar as relações entre os colegas da sala de aula.

Depois, pedi que os estudantes listassem os grupos de interesse existentes entre eles. Com quem passam mais tempo ou preferem passar? Quais as "tribos" a que julgam pertencer? Como são e de que forma costumam agir os integrantes de tais grupos?
Logo depois desse mapeamento de preferências, tentei identificar com a classe as tribos opostas e as características e estilos atribuídos a ambos os grupos.

Em seguida, um exercício interessante realizado, foi a dramatização dos papéis com os personagens trocados. Chamei para o "palco" alguns alunos que melhor representam cada tendência de comportamento - e inverti as posições. O trabalho foi ao mesmo tempo bastante animado e esclarecedor.

Outra iniciativa que também produziu bons frutos foi o estímulo à filantropia voluntária. Entrei em contato com as entidades ligadas a esse tipo de atuação e levantei as que abrem possibilidades para o engajamento dos estudantes - à escolha da turma, é claro.

Grupos de quatro a cinco alunos puderam se envolver, uma vez por mês, na prestação de serviços à comunidade. Na primeira aula da semana, os que foram voluntários na semana anterior descrevem a experiência para os demais. Ao final de um período preestabelecido, realizaremos um seminário, para avaliar os resultados e definir a continuidade ou não do trabalho por mais tempo.

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